Contador anterior desde 2007 contou 47.000 visitantes, a que somarão os do contador seguinte:

Se for mesmo muito curioso ou não concorda com o conteúdo deste blogue, deixo-lhe o meu correio electrónico xilefe@gmail.com para que possamos discutir estes assuntos e corrigir os erros ou gralhas daquilo que escrevi. Da diferença nascerá a verdade dos factos. Todos é que sabemos tudo.
Podem usar os textos, imagens e vídeos, desde que informem a autoria e o local da divulgação.

Quer saber o que publicamos neste blogue em 2006?

Clique AQUI

AGRADECIMENTO PÚBLICO:

Poderá não ser vulgar encontrar a imagem de um Campo Santo
Ver mapa maior">(clique aqui para ver a imagem) postada num blogue. Mas há uma razão muito válida para tal, a de agradecer publicamente às pessoas que, anonimamente, têm cuidado e ornado a campa dos meus saudosos pais, António do Marta e Josefa dos Ferreiros. Estou feliz por ter sabido quem são e eternamente agradecido a ambas pelo carinho desinteressado e a estima dedicada. Nós vos estamos gratos para todo o sempre. Bem-haja.

Translate - Tradutor

19/12/2008

Vamos entrar em 2009 de braço dado com a tradição em Aboim da Nóbrega?









Pão em Forno de Lenha em Aboim da Nóbrega:


...se estiver-mos mais atentos à tradição das nossas terras, seremos mais felizes em 2009. Feliz e próspero Ano Novo para todos os amigos e frequentadores deste blog.





Nesta época festiva desejo a todos os utilizadores dos blogues Vieiras; Formiguinha; dos meus Vídeos no You Tube e aos meus amigos no Hi5, um Natal com muita saúde, paz e harmonia e que a felicidade não seja só a tradicional. E que todos os vossos desejos para 2009 tenham uma satisfação total a nível profissional e, principalmente, pessoal.

.

O texto que reedito, é só para lembrar que, com a "qualidade dos políticos que o mundo tem actualmente", não me admirava que estivéssemos de regresso à época das minhas raízes...:

.


"O NATAL NUNCA VEM SÓ

.

Mais ou menos pelos meus 6 anitos, na quadra natalícia, ficaram-me na memória algumas peripécias, que pela forma como me marcaram, não mais esqueci. Depois de muito rebuscar por cantos e armários, na esperança de encontrar algum pão de milho (broa) escondido, como por vezes anteriormente tinha achado. Num triste dia o que encontrei era mais duro e seco que das outras vezes, como a fome mandava, zás toca a mastigar, ao constatar que se tratava de sabão azul e branco, a minha tristeza e fome aumentaram ainda mais, saindo agoniado até à porta de casa que, nessa época ainda era virada para o caminho principal no lugar do Tojal.

Um pouco depois, já mais recomposto, fui levantando o olhar e vejo a aproximar-se de mim uma das minhas vizinhas, com poucos anitos mais que eu, trazendo algo como que escondido e ao entregar-me diz "toma moço e esconde-te", eu sabia na carne o significado do "esconde-te", qualquer alimento era uma bênção nessa época.

Noutra altura, tive a minha prenda de Natal, antecipada, duas batatinhas dadas por outra vizinha. Ao entrar em minha casa e ver-me sozinho, pensei, "caramba, eu sozinho e aqui com batatas para um manjar?" Aí, vai de procurar lenha que em dias anteriores tinha ido buscar ao monte, e ai de mim que não fosse… armei-me em cozinheiro, procurei o pote de ferro, qual sal qual quê (não havia), água da fonte da Meijoada, as batatas, cozinheiro a tratar já me ia sentindo um rei à espera do manjar. A pressa e fome eram tão grandes que nem as deixei acabar de cozer… garanto que, não mais comi na vida batatas meio cruas, mas souberam-me tão bem naquela altura...

Outra das minhas vizinhas, que por razões óbvias eu omito o nome, mais uma das que minha Mãe apodou de "mama na burra", (é que minha Mãe era muito especializada em segundos "baptismos"), embora fosse vulgar em Aboim da Nóbrega chamarem mama na burra a quem mamasse no dedo. Esta vizinha tinha um gato que era a sua companhia predilecta, até dormia com ela de noite. A forma como dormiam é que deu azo ao apodo que minha Mãe lhe pôs.

A dona do gato já tinha o vício de mamar no seu dedo polegar direito, em simultâneo metia a cabeça do gato na concha da mesma mão, junto ao seu peito, encaixando a cabeça do gato debaixo de seu queixo. A minha Mãe ao deparar com "este filme", (como tinha o hábito de dizer), foi logo, " Mama na Burra".

É verdade, tradicionalmente, um Natal nunca vem só e, hoje mais do que nunca, são muitas prendas em melhor qualidade e quantidade. Mas a minha prenda desse Natal, foi bem dolorosa, o incidente com o gato desta minha vizinha, algum tempo depois, quando tentaram travar esse hábito dela dormir com o gato daquela maneira. Depois de tentarem por várias formas, resolveram por fim, à noite fechar tudo e levaram o gato a minha casa para que ele passasse lá algumas noites. Eu não me apercebi disso, tempo muito frio, como é natural num mês de Dezembro e poucas e más roupas na cama.

Num dado momento, meio a dormir, sinto algo mexendo-se junto à minha cara e que afastei sem ter percebido o que era. A situação repetiu-se, eu com tudo às escuras, assustado, conforme agarrei, mandei para longe de mim, continuando a não entender o que se estava a passar. Minha Mãe tinha-se levantado mais cedo, deixou a janela aberta, terá ido tratar dos seus afazeres. Ao regressar a casa, já estava à sua espera a " Mama na Burra", que chorando muito levou minha Mãe para trás da minha casa mostrando-lhe o seu gato sangrando. Não me apercebi se o gato já estaria morto, eu com medo fugi, o que as levou a desconfiar, eu sempre a jurar que não tinha feito nada e comentava que não senhor, não veio da janela porque os gatos amandados (como se falava lá) caem sempre em pé. Não me serviu de nada, tive que continuar chorando e fugindo.

Mais tarde, minha Mãe explicou que o gato podia não ter caído em pé porque ao ser mandado pela janela terá batido com a coluna vertebral num dos arames da latada, latada que ainda existe junto à janela da casa virada para o Eido (campo, terreno). Verdade, verdade é que eu não tive a percepção de o ter mandado pela janela mas a janela era relativamente perto da cama onde eu dormia.

O gato lá teve o seu enterro e eu durante algum tempo perdi umas regalias que provinham da minha vizinha "benfeitora". Moral da história, tinha sorte com os vizinhos, mas havia sempre um azar que esperava por mim… E nesse ano foi esta a minha recordação de Natal e me ensinou que, sorte não se tem, procura-se e depois há que cuidar dela como de uma flor. Que Deus me perdoe… e a minha vizinha também. Apesar de tudo o que passei, a minha terra é rica nas suas gentes, na sua natureza e beleza e a tradição do CANHOTO DO NATAL?…(o madeiro), e o calor que ele nos instalava na ALMA."

.

É de justiça para com Aboim da Nóbrega, lembrar aqui, que a fome que se passava na minha freguesia naquela época não era por culpa dos meus pais nem culpa de qualquer aboinorense, pois estávamos em plena guerra mundial e a fome era geral.
.
Um FELIZ NATAL (Do DIA-A-DIA também), e um próspero 2009.
.
Fotos, vídeos e texto feitos e editados por Félix Vieira