Contador anterior desde 2007 contou 47.000 visitantes, a que somarão os do contador seguinte:

Se for mesmo muito curioso ou não concorda com o conteúdo deste blogue, deixo-lhe o meu correio electrónico xilefe@gmail.com para que possamos discutir estes assuntos e corrigir os erros ou gralhas daquilo que escrevi. Da diferença nascerá a verdade dos factos. Todos é que sabemos tudo.
Podem usar os textos, imagens e vídeos, desde que informem a autoria e o local da divulgação.

Quer saber o que publicamos neste blogue em 2006?

Clique AQUI

AGRADECIMENTO PÚBLICO:

Poderá não ser vulgar encontrar a imagem de um Campo Santo
Ver mapa maior">(clique aqui para ver a imagem) postada num blogue. Mas há uma razão muito válida para tal, a de agradecer publicamente às pessoas que, anonimamente, têm cuidado e ornado a campa dos meus saudosos pais, António do Marta e Josefa dos Ferreiros. Estou feliz por ter sabido quem são e eternamente agradecido a ambas pelo carinho desinteressado e a estima dedicada. Nós vos estamos gratos para todo o sempre. Bem-haja.

Translate - Tradutor

04/08/2012

As malhadas, Aboim da Nóbrega e o Turismo – Desta vez na Eira da Pena


,
Quase todos Aboinobrenses conhecem as malhadas, uns porque experienciaram as suas vivencias, outros porque as contemplam desde há muitos anos.
,
Foi bom que em 2010 se retomasse o mostrar dessas tradições na Eira da Pequenina, para que fosse mais uma atracão no âmbito turístico, e em especial para os descendentes dos aboinobrenses que desconheciam, na prática, como era na época dos seus antepassados. E é bom que se não deixem no esquecimento os usos e costumes dos Aboinobrenses.
,
Na véspera da realização da malhada de 2011 (já tinha feito o mesmo com a de 2010), nas minhas deslocações pela freguesia, registei com muito agrado o empenho da junta de freguesia a envidar todos os esforços para que o maior numero de pessoas estivesse presente, foram-me chegando relatos de que Aboinobrenses estavam a preparar para levar tudo o que era tradicional nas malhadas, desde os malhos até aos demais apetrechos, não esquecendo os merendeiros, onde não faltariam o bacalhau, os bolinhos, o pão de milho e o respectivo Verdinho, doados. E isto levou-me a acreditar que na freguesia tudo foi organizado e aprontado sem o empenho de mais alguém. Também não vejo em quê, pois me garantiram que até o centeio foi cultivado e oferecido para o efeito. Um bem-haja a todas estas boas vontades reunidas.
,
Na realidade, em 2011 repetiu-se nesta mesma eira da freguesia a malhada. Desta vez ainda com mais centeio, e segundo se dizia na sua preparação, iria ser ainda mais concorrida duque a do ano anterior e que ao terminar iríamos ter ali as desgarradas das concertinas para a folia de toda a assistência. Infelizmente, a assistência foi menos duque no ano anterior e no fim já não havia condições para dar andamento às desgarradas ou o que quer que fosse.
,
Aventaram-se diversas hipóteses para que a assistência tivesse decrescido, foi bem patente que muitos dos que fizeram essas observações estariam interessados em recolher as mais diversas contribuições para se perceber porquê. Percebi que a intenção de algumas pessoas era ouvir a minha opinião. Falei pouco, mas deixei vincado, como quem pergunta, “como Aboim da Nóbrega é tão grande e tem muitas e boas eiras, algumas que até fazem mais e melhor eco dos malhos, porque não se muda de lugar dentro da freguesia todos os anos?” E acrescento hoje, atendendo a que já em 2010 se afirmava que uma das razões das malhadas era atrair turistas à freguesia, porquê realizar a malhada sempre no mesmo lugar?
,
Parece-me que muita mais gente vê deste modo, pelo que, registo com bom grado o anúncio da malhada deste ano a realizar no dia 10 de Agosto pelas 15h00, no Lugar da Pena, conforme notícia no Portal de Aboim da Nóbrega.
,
Já que estou a encontrar “sintonia” com algumas das minhas observações, deixo aqui mais uma, como é sabido as estradas ou caminhos para os mais diversos lugares das nossa freguesia, com ou sem eiras, são muito estreitos ou exíguos. Para quando começar a alarga-los ou criar outros mais largos para haver alternativas? E não só com vista ao turista, está bom de ver… Aboim da Nóbrega está cada vez mais na moda e merece. Bem-haja.
,




Fotos, vídeos e texto feitos e editados por Félix Vieira
.
Meus sítios na Net:
http://br.youtube.com/taveiras
http://pt-pt.facebook.com/people/Felix-Vieira/100000789004718

02/08/2012

GRANDIOSAS FESTEVIDADES DA N. SRª DA ASSUNÇÃO E SR. DA PIEDADE EM ABOIM DA NÓBREGA





Que este ano irão ter lugar nos dias 14 e 15 – 18 e 19 de Agosto:

A nossa Banda de Música actuará no dia 15 ao longo do dia e o nosso jovem grupo Show do Minho iniciará no mesmo dia a sua actuação pelas 21h30. Será um bom digestivo depois do jantar, não acham? Na tarde do dia 19 teremos as actuações do nosso Rancho e do Rancho de Vale, Arcos de Valdevez.
Na Festa da N. Sr.ª. Da Assunção teremos a sua importante Procissão antecedida por uma Missa com Sermão.
Com a Romaria do Sr. da Piedade destaque importante para a Missa com Comunhão Solene que terá lugar pelas 09h30. Da parte da tarde desse dia 19-8-12 teremos Sermão e a Procissão. Teremos ainda actuações importantes de Jorge Loureiro, o grupo de baile Xystema e Maria Celeste e Banda.
.
Vídeos de festividades anteriores em Aboim da Nóbrega:

.
Feito e editado por Félix Vieira
.