Como se observa na primeira foto a Capela e o Rancho Típico das Lavradeiras de Aboim da Nóbrega beneficiam de toda a luz e sol, graças à tradição de em Aboim da Nóbrega se continuar a preservar as latas de videiras (latadas) por cima dos caminhos públicos, como que uma utilização colectiva.
Esta sábia decisão dos nossos antepassados de colocar videiras e não outras árvores, parece estar a dizer-nos que, não foi só pela sua uva e o vinho, mas também por ser uma árvore de folha caduca que nos deixa passar o sol quando precisamos dele e na altura própria nos dá a frescura da sua sombra, como se pode observar no filme acima, aquando da organização da procissão com dois Andores (2.ª foto) e do seu desfile na Festa de Cabo em Agosto de 2007.
Há mais de 40 anos que não via esta festa, felizmente que revivi aqui um pouco das minhas raízes. Encontrei também alguns desabafos de algumas pessoas a dizerem que, agora era muito mais difícil organizar esta festa, porque a rapaziada nova gosta mais de discotecas, já se emigra muito novamente, que há cada vez menos pessoas e o que é tradição está a ser prejudicado.
Um Aboinobrense, com um misto de tristeza e alento, foi-me dizendo: “Sabe sr Félix, este ano demo-nos as mãos de Cabo até ao Souto e assim conseguimos mesmo realizar a festa de Cabo, tem que se reunir vontades e fazer isto andar para a frente, a cultura e tradições de Aboim não podem desaparecer”. Felizmente, que nos poucos dias que passei de férias nesta minha terra Natal, encontrei muito mais duque imaginava, pessoas determinadas em não baixar os braços perante a menos sorte em encontrar resolução para as suas justíssimas pertenções e estou convencido que vão conseguir. Até sabem como devem percorrer esta “aldeia global”.
Há muitas pessoas de valor em Aboim da Nóbrega que, sabem muito bem o que querem e sabem rodear-se de bons colaboradores. Como por exemplo o Sr. José Dias, Presidente do Rancho Típico das Lavradeiras de Aboim da Nóbrega, sabe promover a Cultura Musical de Aboim da Nóbrega no mundo e ao ter-me autorizado a colocar fotos ou excertos de actuações do Rancho nos textos e filmes do meu blog, o que muito agradeço, está a dar provas de que quer o melhor para a sua terra, bem hajam Sr. José Dias, toda a Direcção e todas as Mulheres e Homens que mantêm sempre rejuvenescido este Rancho e reparemos que os jovens de Aboim da Nóbrega não pensam só em discotecas, como nos provam as seguintes quadras, entre outros feitos, que são notícia no Portal de Aboim da Nóbrega:
"Quadras dirigidas à Direcção do Rancho Típico das Lavradeiras:
Por tudo o que temos passado
Foi com empenho e dedicação
Dizemos o nosso sincero obrigada
Aos elementos da direcção.
E a estes três senhores
Que pelo rancho estão a lutar
Que Deus lhe dê a coragem
Para nunca o abandonar.
Pelos bons e maus momentos
Que todos temos passado
É com toda esta força
Que nos temos aguentado.
Ao senhor Manuel do Carreira
Queremos muito agradecer
Ensinou-nos a dançar
E os pés a saber mexer.
Ao Manuel do Miana
Que entrou a tesoureiro
Também toca concertina
E é um bom companheiro.
E ao Senhor José Dias
Nós vamos agradecer
Por tudo o que tem feito
Nunca o vamos esquecer.
E agora para terminar
Vamos dar uma lembrança
Que nunca abandonem o Rancho
Para nós é uma esperança.
E são estas quadras
Que foram tiradas do nosso coração
Pedimos uma salva de palmas
Para os elementos da direcção."
Escritas por:
Anabela Fernandes da Costa
Diana Manuela Fernandes da Costa
Juliana Pinheiro da Costa
Andreia Marisa Cerqueira da Costa"
Escrito, transcrito e editado por Félix Vieira
Meus sítios na Net:
http://aboimdanobrega.blogspot.com/http://br.youtube.com/taveiras
http://pt-pt.facebook.com/people/Felix-Vieira/100000789004718
Sem comentários:
Enviar um comentário