Contador anterior desde 2007 contou 47.000 visitantes, a que somarão os do contador seguinte:

Se for mesmo muito curioso ou não concorda com o conteúdo deste blogue, deixo-lhe o meu correio electrónico xilefe@gmail.com para que possamos discutir estes assuntos e corrigir os erros ou gralhas daquilo que escrevi. Da diferença nascerá a verdade dos factos. Todos é que sabemos tudo.
Podem usar os textos, imagens e vídeos, desde que informem a autoria e o local da divulgação.

Quer saber o que publicamos neste blogue em 2006?

Clique AQUI

AGRADECIMENTO PÚBLICO:

Poderá não ser vulgar encontrar a imagem de um Campo Santo
Ver mapa maior">(clique aqui para ver a imagem) postada num blogue. Mas há uma razão muito válida para tal, a de agradecer publicamente às pessoas que, anonimamente, têm cuidado e ornado a campa dos meus saudosos pais, António do Marta e Josefa dos Ferreiros. Estou feliz por ter sabido quem são e eternamente agradecido a ambas pelo carinho desinteressado e a estima dedicada. Nós vos estamos gratos para todo o sempre. Bem-haja.

Translate - Tradutor

31/05/2007

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

NO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA, COMO EM MUITOS OUTROS DIAS

Era e é vulgar ouvir-se que, as crianças são os homens de amanhã, as crianças são o futuro ou ainda, as crianças são o melhor do mundo e há quem mostre isso por acções, como por exemplo a, Escola de Esqueiros, (Vila Verde) com a História da Rabanetolândia.

Na convergência, Escola, Alunos e População num objectivo comum na feitura do livro que teve o seu lançamento no passado dia 2 de Maio de 2007, esta população adulta mostra que souberam estar à altura de serem, o homem de amanhã.

Já na Freguesia de Covas (Vila Verde) por muito que queiram levar a cabo projectos do tipo deste da Escola de Esqueiros. Com os seus filhos impedidos de frequentar a escola local ou as das redondezas, afastados dos seus familiares e do resto da população da freguesia 12 a 15 km de distancia, todos os dias escolares, torna inviável a convergência de qualquer obra com os adultos e o enraizamento das pessoas nas suas freguesias.

Claro que, as consequência destas medidas para concentrar tudo nos, ou em volta dos promissores “dormitórios de Braga” afecta muitas mais freguesias e muitas mais virá a afectar se o plano, a nível nacional, de encerramento de mais 900 escolas for por diante.

ÀS VEZES DÁ QUE PENSAR. OS QUE TOMAM ESTAS MEDIDAS HOJE, TERÃO OUVIDO ALGUMA VEZ EM CRIANÇAS QUE, SERIÃO OS HOMENS DE AMANHÃ? ...QUE AMANHÃ É ESTE?





Ainda bem que existiram homens que ouviram isso muito bem enquanto crianças e deram provas disso ao levar as escolas a onde elas faziam falta. Aboim da Nóbrega, é disso um testemunho, quando a antiga escola (foto 1), já não chegava enraizou aí as suas crianças aumentando o número de escolas, com a das Lameiras e a da Carvalha (foto 2). Será que agora também estão condenados a ir para tão longe como os de Covas?



Até os homens, quase todos analfabetos, ao talharem milimétricamente as pedras, como as que se vêm nos montes nesta foto da escola da Carvalha para construir a mesma, sabiam que estavam a construir os alicerces dos homens de amanhã e dali saiu perfeição.



TAMBÉM SAIU PERFEIÇÃO E CONTINUA, COM AS ESCOLAS QUE FORAM LEVADAS ÀS CRIANÇAS DOENTES NOS HOSPITAIS.



Aqui está na prática uma das muitas provas de que se pode e deve levar a Escola às crianças proporcionando-lhes as melhores condições.


De certeza que todas as pessoas que se esforçaram para por em prática o futuro das Crianças souberam perceber o futuro pondo em prática esta “globalização informática” benéfica.


Souberam materializar promovendo e concretizando alguns dos DIREITOS DA CRIANÇA e é muito fácil saber quais são porque até está ao alcance de um clic, como se pode constatar no trecho transcrito de um dos sites.


“Nunca é demais lembrar, até porque poucas vezes isso tem sido feito, quais os direitos que assistem especificamente às crianças, e que estão consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança que foi elaborada em 1989 pelas Nações Unidas, que tiveram em consideração, entre outras coisas, o indicado na Declaração dos Direitos da Criança, adoptada em 20 de Novembro de 1959 pela Assembleia Geral desta Organização, que dizia que “a criança, por motivo da sua falta de maturidade física e intelectual, tem necessidade de uma protecção e cuidados especiais...”. Ou neste link, como em muitos outros.

Sou de opinião que os pais que compreenderam o que receberam quando crianças, sabem ser os homens e as mulheres de hoje e sabem muito bem que quando se trata dos Direitos da Criança, que também nunca estão a dar demais e o que se passa na Escola no Hospital D. Estefânia em Lisboa, é um dos exemplos disso. Bem hajam.

E como se viu nos fins de Agosto de 2007, as pessoas do concelho de Vila Verde a norte, sabem bem o que querem e têm a certeza do que devem querer:


"Pais manifestaram-se em frente à Câmara de Vila Verde
Revolta contra encerramento da Escola Básica de Covelo.
Um protesto contra o encerramento da Escola Básica 1 de Covelo, na freguesia de Covas, em Vila Verde, juntou na manhã de ontem uma centena e meia de alunos, pais, avós e responsáveis da Junta de Freguesia de Covas, em frente às instalações da Câmara Municipal de Vila Verde.
A revolta estava estampada em vários cartazes e fez-se ouvir da boca dos manifestantes, que não pouparam críticas à Câmara e aos responsáveis da Direcção Regional de Educação do Norte.





Texto, Vasco Alves Foto, Publicado a 31-08-2007" - Fonte Diário do Minho
Esta foto da Escola EB1 em obras, foi inserida no site da Junta de Freguesia de Covas em 21-8-07.

Escrito e/ou transcrito por Félix Vieira

---------------------------------------


Sem comentários: